botão acesse facebook botão acesse instagram

Histórico


A Cidade dos Meninos “Maria Imaculada”, situada na Rua Batávia 280, é uma entidade filantrópica sem fins lucrativos mantida pela ASSOCIAÇÃO MISSIONÁRIA DOS FRANCISCANOS MENORES CONVENTUAIS (SOMIFRAMECO), considerada de Utilidade Pública, Federal, Estadual e Municipal. Idealizada por Frei Pio Populin, teve seu início em 11 de fevereiro de 1961.
 
Ela surgiu num bairro de periferia de S. André, quando a realidade extremamente pobre da população exigia uma resposta de esperança e de vida para muitas famílias cujas crianças e adolescentes viviam literalmente na rua e no abandono. Durante os primeiros 15 anos, funcionou como internato e semi-internato. Na segunda metade dos anos 70, após um amplo debate com os segmentos mais significativos da sociedade andreense, decidiu-se terminar com o internato, pois entendeu-se que a criança e adolescente carente e até órfã necessitava de um aconchego familiar para o crescimento harmônico da sua personalidade. Para as crianças e adolescentes que não tinham família procurou-se encontrar então, pessoas que tivessem algum laço com a família como parentes, amigos ou alguma família substituta. Esta filosofia permanece até hoje. Para a realização deste projeto, a Entidade ganhou um amplo terreno da Prefeitura de S. André que, no decorrer dos anos, foi devolvido em parte, para poder atender a outras necessidades do bairro que estava crescendo sobremaneira. Entretanto, a Entidade continua ainda de posse de uma área muito ampla que lhe permite realizar a contento as suas atividades.
O bairro onde está inserida a Entidade melhorou, todavia a pobreza e a miséria tem crescido ao seu redor tornando cada vez mais atual a presença significativa da Cidade dos Meninos no atendimento à crianças, adolescentes e suas famílias. A Entidade mantém convênio com a prefeitura de S. André.